Professor Pereira

Professor Pereira

O Professor Pereira entrou no universo da panificação nacional quando esta arte dava seus primeiros passos e teve o privilégio de ser um dos criadores do método de fazer pães usado até hoje, o processo AFA, batizado com as iniciais do Professor Antônio Ferreira Araújo, que encabeçava o grupo de pesquisadores do qual fazia parte o professor Pereira.

Este processo, também denominado processo rápido, fincou os alicerces da panificação moderna, introduzindo o uso do reforçador, que turbinou a força da farinha, permitindo que a cadeia de glúten se formasse rapidamente, viabilizando a entrada no mercado das amassadeiras espirais semi-rápidas e aposentando as velhas amassadeiras convencionais de baixa rotação, que tornava o processo muito lento e inviavel comercialmente.

Criado a mais de 30 anos, o processo AFA se tornou um fênomeno e ainda hoje é o padrão adotado em todas as padarias do Brasil.

Iniciando sua vida profissional aos 14 anos, em 1950, pelas mãos do seu irmão, e em 1955 servindo na aeronáutica foi responsável pela implantação da padaria em sua unidade. Foram 13 meses de aprendizado ferrenho que propiciou que em 1968 ele ingressasse na rede de supermercados REAL, uma das maiores redes que o Rio Grande do Sul já teve. Graças a sua devoção, foi convidado pela diretoria a desenvolver um projeto de implantação de padarias em todas as unidades da rede, um projeto ambicioso para aqueles anos.

Em 1969, fez um curso na Escola Fleishmann de panificação, onde conheceu o professor Araújo, um dos maiores especialistas da história de panificação no Brasil. Motivado pelo entusiasmo do seu professor, Pereira não parou mais de se aprimorar. Fez muitos outros cursos e juntou um grupo de pesquisadores amigos que pretendia inovar e melhorar a maneira de se fabricar o pão francês, pois achava aquela que se utilizava por demais ultrapassada.

Lentamente, o ousado projeto se tornava realidade. Estava criado o processo AFA, adotado imediatamente pelas padarias do país.

Com o passar dos anos, Pereira estagiou na Europa e EUA, como um dos maiores conhecedores de panificação em todo mundo.

Escreveu um dos primeiros cursos de panificação que foi ministrado pelo Senai de Porto Alegre, onde foi o primeiro professor. Ainda hoje, participa ativamente na formação de mão-de-obra na panificação gaúcha, ministrando cursos e em todo o Brasil e exterior através de seus cursos em DVD.

Como fazer Massas Frescas
R$99,00

Como fazer massas frescas No Curso de Como fazer massas frescas o Professor Pereira aborda rece..

Como produzir pré-pizzas
R$99,00

Como produzir pré-pizzas No Curso de Como produzir Pré-Pizzas o Professor Pereira aborda r..

Exibindo de 1 a 2 do total de 2 (1 páginas)